COMPARTILHE

Redação: Fernando Levinski / Foto: Filippo Ferrari/Rio Claro Basquete, divulgação

De maneira emocionante o Banrisul Caxias do Sul Basquete quebrou a sequência de três vitórias seguidas do Rio Claro, e venceu a equipe do interior de São Paulo por um ponto, 75 a 74. A vitória é fundamental para que o time se aproxime de uma vaga nos playoffs do Novo Basquete Brasil (NBB).

O jogo foi marcado por períodos alternados de desempenho. Os donos da casa começaram melhor, chegaram a ter 10 pontos de vantagem, e venceram a parcial do primeiro quarto por 21 a 13. No segundo período quem se destacou foi o Caxias Basquete, que nos primeiros minutos abriu oito pontos. A equipe da Serra Gaúcha conseguiu ampliar a vantagem, e venceu o quarto por 23 a 10.

No início do segundo período, o Rio Claro teve um desempenho melhor, conseguindo abrir uma vantagem de 10 pontos. Porém, o ala Alex foi fundamental para reduzir a diferença, fechando o terceiro quarto em 26 a 18 para a equipe de São Paulo.

O último período ficou marcado pela alternância das equipes na vantagem do placar, e a proximidade no marcador se manteve até o final. A partida foi decidida nos últimos dez segundos. O Caxias do Sul Basquete estava com dois pontos a mais, porém, o Rio Claro teve dois lances livres a favor. Para a felicidade da torcida do Caxias, o atleta do time da casa converteu apenas um.

Os destaques da equipe foram o ala Alex, que anotou 26 pontos na partida, e Diego, com 18 pontos e sete rebotes.

Após essa vitória, o Caxias do Sul Basquete ocupa, temporariamente, a décima primeira posição na tabela. O time retorna ao Vascão no dia 23, para enfrentar o Vitória. A equipe baiana é concorrente direta por uma vaga nos playoffs do NBB.