COMPARTILHE

O melhor jogador de beach tennis do Rio Grande do Sul, Vinicius Chaparro, treina forte para encarar mais um desafio internacional que antecede importantes jogos até o final do ano. A etapa da Federação Internacional da modalidade (ITF) de Guayaquil, no Equador, acontecerá entre os dias 28 e 30 de setembro e ofertará o prêmio de 35mil dólares, terceira maior do esporte. No dia 23, Chaparro embarca para a cidade do Rio de Janeiro, onde encontrará a dupla Vini Font e realizará três dias de atividades para intensificar a preparação. De acordo com o gaúcho a parceria da dupla ainda não é oficial. “Já joguei com o Vini e possuímos um bom histórico. Teremos alguns dias de treino nas quadras do Vini, em Ipanema. E dependendo do resultado que apresentarmos no Equador, definiremos nosso futuro”, diz confiante que farão um bom torneio.

 

A preparação de Chaparro segue no ritmo dos treinos que realizou antes de embarcar para a Europa, em julho, onde disputou a Copa do Mundo da Cérvia, na Itália, e também jogou uma etapa ITF, na França. “O torneio é muito forte e terá a presença dos melhores jogadores. Dentre eles, muitos do top10 do ranking mundial. Por isso, continuo com o treino intenso, acompanhado dos meus apoiadores, e embarco preparado para alavancar minha carreira e orgulhar também meus patrocinadores”, conta o atleta que intercala a semana entre treino físico e em quadra, além de sessões de quiropraxia e massagens. “Vamos colocar nossa melhor tática em quadra para surpreender os adversários”, fala sobre a dupla que entra em quadra como cabeça de chave de número 6.

 

O atleta conta que o esporte está crescendo, e aponta o aumento devido ao fato de ser praticado em um ambiente aberto. “Como o esporte é jogado na areia da praia, é visto por pessoas que estão a passeio e não somente por quem está alí exclusivamente para o jogo. É uma prática esportiva que está em evolução, e isto desperta o interesse aos olhos dos investidores”, comemora, já que o atleta é responsável por grande parte do investimento para atuar nos jogos. Atualmente, Chaparro possui o patrocínio das marcas Aruba Aloe, Organique, Drop Shot, Câmbio Ideal e Oakley, e o apoio de Kinesiosport, Vittal Fisio, Ponto da Coluna e Time Villeroy.

 

Após o torneio no Equador, representará a seleção gaúcha na Copa das Federações, na praia de Jurerê Internacional, em Santa Catarina. O evento acontece de 12 a 15 de setembro e também recebe a Copa Guga Kuerten. “Além de vestir a camisa e defender o Estado ao lado de atletas como João Laitano e Julinho, serei o responsável pelos treinos da categoria profissional, que ainda somam as atletas Sofia Kelberti, Caroline Homehuck e Ana Clara”, conta. Depois, encara o Circuito Mormaii, entre os dias 20 e 22 de outubro, em Porto Alegre. Sem muito descanso, retoma as atividades na preparação para integrar a seleção brasileira no Pan-Americano, que acontece em Aruba, antecedendo a etapa ITF 40mil que também acontece na ilha caribenha. Pela seleção, a lista com os nomes escolhidos pelo técnico Nark Rodrigues, tem previsão de divulgação no próximo dia 20.